A beleza épica de Colmar (França)

Colmar é uma cidade ao nordeste da França, na Alsácia, próxima da fronteira com a Alemanha. Uma cidadezinha cheia de encantos, com uma paisagem da região européia que conserva o charme de antigas construções.

Construções em Enxaimel na cidade de Colmar

Ao longo do anos, a Alsácia foi alternadamente controlada pela França e pela Alemanha, o que criou uma mesclagem das duas culturas na região. Uma das influências alemãs sobre a cidade francesa é a arquitetura: as construções em enxaimel são uma das marcas registradas de Colmar.

La Petit Venise

La petite Venise” ou “Pequena Veneza”

Colmar possui alguns canais rodeados com casas cheias de charme, o que faz lembrar da Veneza italiana, essa característica da cidade francesa rendeu o apelido de “La petite Venise” ou “Pequena Veneza”, porém com uma ambientação especial e diferenciada da Veneza original.

Catedral de São Martinho

Place de la Cathédrale

Place de la Cathédrale é assim conhecida por abrigar uma das igrejas mais famosas da cidade, a Collégiale Saint-Martin de Colmar também conhecida como Catedral de São Martinho de Colmar. Construída entre 1235 e 1365, possui características da Borgonha – outra região francesa -, como os detalhes coloridos e brilhantes no telhado. A ornamentação exterior e seu estilo arquitetônico fazem parte da arquitetura gótica, o que torna a Catedral de São Matinho um exemplar importante deste estilo na Alsácia

Maison Adolph

Maison Adolph

Ainda na Place de la Cathédrale, encontra-se a Maison Adolph, a casa mais antiga da cidade, construída em 1350. As janelas com arcos pontiagudos eram tipicamente usadas no final do século XIV e demonstram a influência da arte religiosa na arquitetura urbana.

Maison dês Têtes

Maison dês Têtes, House of Heads ou Casa das Cabeças é uma das casa locais mais emblemáticas. Em estilo renascentista, foi construída em 1609. Ganhou esse nome por sua peculiar ornamentação contar com 106 cabeças retratando rostos humanos. Possui também um oriel de três níveis em sua fachada – com janelas e uma sacada proeminentes em relação ao restante da construção.

Hoje funciona como um luxuoso hotel, porém a bolsa de valores também já esteve instalada no edifício.

Église des Dominicains

Localizada na Place des Dominicains, a Igreja Dominicana (Église des Dominicains) é bastante imponente. Sua construção se iniciou em 1283, porém a obra apenas considerou-se finalizada na primeira metade do século XIV. Com altura elevada, seguindo o estilo das construções da época, suas janelas são alongadas e terminam em arcos pontiagudos, possuem vitrais datados dos séculos XIV e XV.

Virgem no Buisson de Roses (Martin Schongauer)

No interior desta magnífica igreja, os destaques ficam com a arquitetura do local em si e também com obras expostas, como numa espécie de museu. Uma das mais importantes é a Virgem no Buisson de Roses  criada por Martin Schongauer (gravador e pintor alemão, 1448-1491).

2 Comments

  1. Vildair Schiavoni.

    Bom dia. Quero saber o valor desse pacote, quantos dias, data da saída, todos os detalhes desse pacote.

    1. Rumos Turismo

      Olá! Tudo bem?
      Ficamos muito felizes com o seu contato!
      Enviamos o roteiro com todos os detalhes desta viagem para o seu e-mail, qualquer dúvida por gentileza no contate!

Comentários estão fechados.