Entre nas pinturas de Monet em Giverny

Os Jardins de Monet se caracterizam por uma incrível coletânea de árvores, flores e arbustos arranjados de maneira exuberante! Muitos dos cenários ali criados pelo pintor, viraram telas conhecidas pelo mundo todo. Passear pelos Jardins de Monet é como caminhar no ambiente impressionista de suas pinturas, ao vivo e a cores.

Monet se encantou pela casa em Giverny instantaneamente, porém o que realmente chamou sua atenção foram os jardins, já que a jardinagem era outra paixão do pintor. Na época, o espaço de um hectare era ocupado por um pomar cheio de macieiras e uma horta, além de alguns arbustos e árvores ladeando o caminho da entrada.

Não demorou muito para Monet começar a colocar a visão que teve do jardim em prática, substituiu as macieiras por cerejeiras japonesas, damascos e uma infinidade de flores: tulipas, narcisos, íris, papoulas orientais, peônias, entre muitas outras. Também instalou os arcos verdes, em substituição aos pinheiros que ali estavam originalmente, os quais ainda podem ser vistos atualmente durante as visitas.

O jardim continuou sendo aperfeiçoado de forma contínua, Monet aplicou seus conhecimentos pictóricos para criar as impressões que desejava, originar efeitos de perspectiva, iluminar e sombrear áreas, destacar a casa e intensificar o cenário. Assim como na pintura, Monet criou paletas de cores intensas e composições próprias e únicas também em seus jardins – o resultado, vemos preservado pelos talentosos jardineiros que cuidam atualmente dessa obra espetacular. Para ver mais imagens e vídeos do jardim, acesse o Instagram da Fundação Claude Monet.

Andar pelos jardins inspiradores das obras de Monet é certamente emocionante… e a visita ao interior da casa onde viveu o pintor também não deixa nada a desejar. Hoje o espaço acomoda a Fundação Claude Monet e desde 1980 é aberto ao público, após passar por extensa restauração – que incluiu toda a casa, móveis, obras de arte e também os jardins – para que tudo ficasse como era enquanto o gênio impressionista viveu ali.

A casa onde viveu Monet por 40 anos, junto com sua esposa e filhos, comporta no primeiro andar uma cozinha com decoração em azul, uma sala de jantar em amarelo e o ateliê. No andar superior, encontram se os quartos da família. Todos os ambientes são bem decorados e possuem sua própria personalidade, através deles é possível conhecer um pouco da personalidade do pintor, além de seu processo criativo. Espalhados pelas paredes estão diversos quadros que retratam Giverny, e também uma uma grande coleção de arte japonesa – a qual chegou a influenciar a criação dos jardins. Conheça um pouco do interior da casa neste tour virtual