Paris, a cidade luz!

Paris se destaca principalmente por seu deslumbrante conjunto arquitetônico, ruas e avenidas charmosas e monumentos imponentes. Tudo isso soma-se à muitos séculos de história – preservados e bem cuidados – e ao estilo de vida encantador e cativante da cidade luz.

Museu do Louvre 

Paris tem uma quantidade incontável de museus, o Museé du Louvre é sem dúvida o mais famosos deles e também o maior museu do mundo. Mona Lisa, Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia são as obras primas ali alojadas mais famosas, porém o museu contém um acervo com cerca de 35 mil obras de arte e 380 mil itens, incluindo antiguidades egípcias e orientais, exemplares da arte grega, romana , etrusca e islâmica.

Caso queira conhecer as alas do museu que tratam sobre a história do Louvre e as Antiguidades Egípcias sem sair de casa, um tour virtual está disponível. É possível conhecer uma parte do Louvre construída na idade média, em 1190, pelo então rei da França, como forma de proteção aos ataques vindos através do Rio Sena.

Torre Eiffel

Atração mais visitada do mundo, a Torre Eiffel nasceu como um monumento temporário para a Exposição Universal de 1889, porém fez tanto sucesso que nunca mais foi desmontada e acabou por tornar-se o símbolo da cidade. Hoje é a atração mais visitada do mundo – cerca de 7 milhões de pessoas por ano – e seus 324 metros de altura proporcionam uma vista soberana.

Jantar em barco pelo Rio Sena

Uma das maneiras de apreciar e viver Paris com calma, é um passeio de barco pelo Rio Sena. Fica ainda melhor se esse passeio for um jantar de barco, no estilo dos Bateaux-Mouches, que são envidraçados, oferecendo uma visão panorâmica das margens do rio, iluminadas pelas luzes da cidade.

Em geral os passeios duram cerca de 2h: enquanto os passageiros saboreiam apetitosas refeições, podem também se deliciar com a vista de atrações como o Museu do Louvre, Museu D’Orsay, Catedral de Notre Dame, Concorde, Torre Eiffel e outros.

Basílica Sacré-Coeur

Linda e histórica, a Basílica do Sacré Coeur, se localizada no ponto mais alto do bairro Montemartre, cujo nome significa “monte dos mártires”, mais especificamente no topo de uma colina de mesmo nome. Aos 129 metros acima do nível do mar, a basílica faz parte de um cenário incrível, precedida por 234 degraus – porém o acesso pode ser feito através de escadas rolantes. Lá em cima, oferece uma vista sem igual, podendo-se ver a Torre Eiffel e também observar os detalhes da cidade com algum dos vários binóculos presos ao chão.

Moulin Rouge

Moulin Rouge,  é um tradicional cabaré francês construído em 1889, fica no Boulevard de Clichy, próximo a  Montmartre, em Paris. Em seu terraço há um grande moinho vermelho, fazendo jus ao nome Moulin Rouge. Ligado à história parisiense com relação à vida noturna e boemia, com mais de um século, este é um dos símbolos mais emblemáticos da cidade.Ainda hoje a casa continua a oferecer espetáculos variados evocando a ambientação da Belle Époque.

Arco do Triunfo

Arco do Triunfo foi cronstruído em 1836, de forma comemorativa para a vitória de Napoleão Bonaparte na Batalha de Austerlitz. Está localizado estrategicamente na Étoile, a famosa rotatória francesa de onde partem 12 avenidas, incluindo a conhecida Champs-Élysées. O Arco possui um mirante em sua parte mais alta, há 50 metros de altura e 284 degraus.

Avenue des Champs-Élysées

Avenue des Champs-Élysées ou Avenida dos Campos Elísios em português, é uma das ruas mais famosas do mundo, pelos seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia. Conhecida na França como La plus belle avenue du monde (“A avenida mais bela do mundo “), seu nome remente ao paraíso dos mortos segundo a mitologia grega.

Os primeiros projetos de construção do que hoje é a Champs-Élysées datam de 1667. Ao longo do século XVIII, a avenida foi sendo prolongada e tomando a forma atual. Também é conhecida pelos desfiles patrióticos franceses.

Grand Palais

O Grand Palais des Beaux-Arts, em geral conhecido como Grand Palais, é começou a ser construído em 1987 para a Exposição Universal, que viria a acontecer em 1900. Na mesma época começaram a ser construídos o Petit Palais e a Ponte Alexandre III.

Este monumento se destina à exposições, apresentações de dança, concertos, performances artísticas e diversas outras manifestações culturais e esportivas, já tendo recebido além de exposições de arte, automóveis, aviação e eletrodomésticos. De 1901 a 1957 recebeu anualmente um campeonato de equitação. Durante a primeira Guerra foi hospital militar, e na ocupação dos nazistas, já na Segunda Guerra, como depósito de caminhões e em seguida para duas exposições de propaganda nazista.

O exterior deste monumental palácio combina uma imponente fachada clássica em pedra com detalhes em ferro trabalhado, típicos da Art Nouveau, e uma série de conjuntos de esculturas. No topo de cada ala da fachada principal há uma colossal quadriga em bronze. A quadriga do lado da avenue des Champs Élysées representa a “Imortalidade prevalecendo sobre o Tempo”, e a do lado do rio Sena a “Harmonia triunfando sobre a Discórdia”.

Petite Palais

Inaugurado em 1900 para a Exposição Mundial, o Petit Palais foi apresentado em conjunto com seu vizinho, o Grand Palais. Sua construção é um exemplo impressionante da arquitetura art nouveau, o que o faz ser considerado um dos mais belos edifícios da “Belle Epoque” francesa. Desde 1902, abriga o Museu de Belas Artes e hoje conta com cerca de 1.300 obras de arte da Antiguidade até o início do século XX entre elas, obras-primas de artistas como Paul Cézanne, Claude Monet e Eugene Delacroix. Há também exposições temporárias que exploram tendências em arte moderna, fotografia e muitas outras mídias.

Ponte Alexandre III

Fonte: Wikipedia

A Ponte Alexandre III  fica sobre o Rio Sena e faz uma importante ligação entre a margem direita, (Grand Palais, Petit Palais, Champs-Élysées), com a margem esquerda, (Esplanada dos Inválidos, Torre Eiffel).

A ponte é toda ornamentada com esculturas variadas de crianças, mulheres, candelabros, leões, cupidos, ninfas, entre outros, além de Pégaso, o cavalo alado da mitologia grega.

Construída entre 1896 e 1900, foi assim batizada como gesto diplomático para celebrar a aliança franco-russa assinada em 1891, época em que o imperador da Rússia era Alexandre III.

Catedral de Notre-Dame

Palco de incontáveis acontecimentos importantes da história francesa e mundial, a Catedral de Notre-Dame é sem dúvida uma das mais famosas catedrais da França. Sua construção é um exemplo da arquitetura gótica francesa. Como outros edifícios do mesmo período levou longo tempo até ficar totalmente concluída, nesse caso, foram quase duzentos anos, finalizada no ano de 1250.

Fonte de S. Miguel

Fonte: Wikipedia

A Fonte de São Miguel é a maior fonte de Paris, e possivelmente a mais conhecida. Encontra-se no início do Boulevard Saint Michel, esquina com a rue Danton. Nesta construção, vemos o Arcanjo Michel apresentado como um guerreiro, na luta do bem contra o mal.

Pont dês Arts

A Pont de Arts foi construída sobre o Rio Sena no local da antiga Ponte Neuf, que foi danificada durante a guerra. Já foi local de exposição de arte, e ainda hoje é um dos pontos preferidos de pintores e fotógrafos para captar belas imagens neste ponto de vista único.

Famosa por ser a ponte dos cadeados, desde 2008 os turistas começaram a prática de prender cadeados com suas iniciais e de seus respectivos parceiros com uma simbologia de amor eterno. Em poucos anos, porém, o número de cadeados ali colocados era massivo, gerando preocupações em relação ao peso das fechaduras sobre a estrutura da ponte. Surgiram iniciativas do governo de Paris, de substituir as grades cheias de cadeados por artes, mas ainda assim podem ser encontrados cadeados pela ponte.

Ópera Garnier

Foto: Peter Rivera

A Ópera Garnier é um edifício espetacular com passado rico e magnífico. Construído entre 1860 e 1875 por ordem do Imperador Napoleão, carrega o estilo neo-barroco. Junto com o Palácio da Bastilha, forma a Ópera Nacional de Paris. O edifício foi ainda o inspirador da obra “O fantasma da ópera”.

Galerias Lafayette 

Foto: Halley Oliveira

Galeries Lafayette é uma loja histórica, fundada em 1912, ficou conhecida por sua incrível variedade em moda, de produtos de luxo, acessórios, utensílios, marcas famosas e diversas faixas de preço. Nesse imenso espaço, há uma experiência singular em relação ao mundo da moda internacional e principalmente francesa.

 Praça da Concórdia

A Praça Concorde nasceu entre 1757 e 1779, nessa época, foi chamada de Praça de Luís XV. Em 1792, foi rebatizada como “Praça da Revolução” e se tornou um cenário pouco amigável durante a Revolução Francesa, pelas execuções na guilhotina que ali aconteceram. Contudo, em 1795, tornou-se a Praça Concorde, que começou a tomar a forma atual na década de 1830, quando recebeu um obelisco vindo de Luxor, doado pelo então vice-rei do Egito.